ETARISMO

Professora Conceição Aparecida Postanovicz Palhano, 5º ANO A. Escola Municipal Professora Maria Antonia de Andrade

Promover o respeito e a equidade faz parte da nossa rotina escolar, pois os ensinamentos estimulam a reflexão, consciência e empatia e com isso colaboram na transformação da sociedade.

Pensando nos desafios que algumas pessoas passam para poderem estudar ou avançar nos estudos nos deparamos com uma cena preconceito, apresentada na mídia. Um caso de discriminação por idade, onde uma mulher mais velha foi julgada e sofreu preconceito apenas por estar cursando a faculdade com idade diferente das suas “colegas” de turma, chamou a atenção da nossa turma. Fizemos pesquisa sobre o tema e descobrimos que o fato ocorrido se chama ETARISMO. ´

É crime discriminar uma pessoa baseado na sua idade, impedindo ou dificultando seu acesso ao exercício da cidadania, por motivo de idade: Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. O etarismo pode impactar negativamente a qualidade de vida em geral das pessoas afetando aspectos emocionais e bem-estar social, acarretando diversas patologias, além de causar solidão devido ao isolamento social, causado pela inibição.

Após a pesquisa, partimos então para a conscientização através de confecção de cartazes e visitas nas turmas da escola alertando que desde as pequenas frases como: “você está bem para sua idade”, “essa roupa não fica bom para sua idade”, devem ser evitadas.

E porquê não falamos sobre esse tipo de discriminação? Por medo de aumentar ainda mais a rejeição. Aprendemos que é preciso incentivar as pessoas a relatarem, criando estratégias para que nossa sociedade não seja tão excludente e assim existam tentativas reais para evitar esse tipo de conflito, o diálogo aberto e respeitoso é sempre o melhor caminho.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA DE MEMÓRIAS – UMA VIAGEM POR MINHA HISTÓRIA